13 de nov. de 2017

Ética da comunicação cristã e sensacionalismo

"O sensacionalismo consiste no exagero intencional do conteúdo da notícia, ainda que haja um fundamento de verdade. O eticamente insuportável no exagero informativo é que o jornalista pretenda despertar no leitor ou espectador sentimentos infraculturias ou inframorais, adulterando a verdade objetiva das coisas e dos acontecimentos. Isso ocorre quando se provoca a curiosidade mórbida nos leitores por meio de descrições cruéis ou imagens comoventes. O motor que move a imprensa sensacionalista é o desejo do vender sem se preocupar demasiadamente com o respeito pela objetividade. Para os sociólogos, o sensacionalismo alimenta, em sua maioria as classes média e baixa e baseia-se no exagero de títulos e fotografias, sempre bem grandes." (ECHANIZ, Arantza; PAGOLA, Juan. Ética do profissional da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 127).

O sensacionalismo é uma praga se pensarmos que a mensagem cristã deve ser uma mensagem ancorada na verdade. É comum encontrar em redes sociais compartilhamentos sensacionalistas sob títulos cristãos. Tanto notícias como imagens que reportam a pretensos "milagres" que, na verdade, são invenções e falsificações são compartilhados sem conferência da fonte. E o pior, as mesmas redes que usam nomes religiosos de caráter católico, repetem os compartilhamentos mesmo com indicações da possível informação falsificada. Mesmo que sejam afrontas à mensagem evangélica da verdade, muitos creem piamente em mentiras reforçando o prazer de ampliar a sua multiplicação. O importante parece ser a perseguição por notícias e informações, sem atentar para suas falsificações, que deem suporte para as próprias convicções. Diga-se já distorcidas. O grande desafio é a conscientização de que o compartilhamento de notícias fakes nos torna cúmplices da mentira. O caminho para conferir a veracidade dos fatos é o mesmo daquele que se usa para ter acesso às notícias falsas. Alertados sobre a possibilidade de se tratar de uma notícia fake, a reação geralmente é de bloquear os que tentam questionar as notícias em vez de averiguar a veracidade. A impressão que fica é que a mentira não importa quando ela consegue chamar atenção Deste modo, alguns cristãos prestam um grande desserviço para o anúncio da Boa Nova, pois a mentira é tudo, menos mensagem evangélica.

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