27 de mar. de 2020

Polarizando em tempos de coronavírus...

Se já é ruim polarizar nas outras áreas, tanto mais é polarizar quando se trata da vida. A escolha não é morrer pelo vírus ou morrer de fome... A questão é, enquanto o cidadão, como no mundo inteiro, se protege do vírus, aqueles que administram o nosso dinheiro - que inclui valores para emergência - apresentam e cumpram planos de emergência para equilibrar o mundo econômico. Os que não foram radicais nos cuidados, estão amontoando cadáveres. Será que isso tudo deve chegar às nossas famílias para entendermos nossa posição de cuidadores da vida?

22 de mar. de 2020

Coronavírus - a crise em meio às fake news!

As fake news podem ser tão mais simpáticas que a verdade, mas só a verdade nos libertará! Acredite na seriedade do momento, sem pânico, mas com responsabilidade. O que é melhor: Fazer quarentena em casa ou no hospital? Em tempo: Este curso de pandemia não terá medicação, porque o processo de testes de um novo medicamento e vacina é longo. Tudo o que podemos é amenizar os sintomas. Ou podemos mais? Diferente da gripe "espanhola", nós temos mais conhecimentos hoje e com eles podemos evitar a exposição ao vírus: Podemos evitar ser vítimas e vetores de transmissão. Isto é o principal. Poder fazer quarentena é uma bênção! E se a fizermos com responsabilidade, logo mais todos poderão voltar às suas atividades. Afinal, um país não resiste a um longo tempo parado.

20 de mar. de 2020

Coronavírus - juntos na superação

Os números do início da pandemia foram importantes para mostrar a capacidade de transmissão e tomar as devidas providências. Mas já não se pode mais saber exatamente quantos são os casos confirmados e as mortes. Podem ser muito mais do que o anunciado, mas para quem valoriza a vida cada vida é importante e merece ser protegida e cuidada. Deus acolha em seu reino todos os que partiram e nos ajude a nos libertar de nossos egoísmos e a nos fortalecer nos laços de amor e amizade.

17 de mar. de 2020

#Coronavírus - todo esforço vale a pena!

Os prudentes tomam atitude a partir de informações, outros precisam tropeçar nos cadáveres ou enterrar um ente querido para tomar consciência da seriedade. Por detrás das decisões rápidas e radicais de alguns países da Europa existem equipes permanentes e bem equipadas para oferecerem projeções e orientações no intuito de antever a dimensão do risco que está por vir, o que pode evitar uns e minimizar outros riscos. Porque só chorar depois do acontecido não muda o fato!

16 de mar. de 2020

Coronavírus - sem pânico, mas com responsabilidade.

Se as pessoas que deveriam dar o exemplo não dão, isso não libera ninguém do compromisso com o bem comum! Sejamos protagonistas do cuidado e defesa da vida! Não é todo mundo que vai ser afetado de maneira branda e nem terão os mesmos acessos aos cuidados médicos como a elite política e econômica deste país tem. Infelizmente! O posto de saúde pode ter filas maiores ainda e os hospitais poderão ter que escolher de quem cuidar. Porque segundo a lei da física não se poderá colocar 10 pessoas no mesmo leito de UTI. Com a contribuição de cada um, podemos evitar que isto aconteça!

12 de mar. de 2020

Coronavírus...

Chegando cada vez mais próximo... É hora da responsabilidade, de seguir as regras de higiene que podem evitar o pior. Ele está qui, mas ainda há o que fazer para a situação não ficar pior.

11 de mar. de 2020

Coronavírus, febre amarela, dengue... responsabilidade de todos.

O coronavírus pode ser bem menos perigoso do que os anteriores, mas é suficiente para agravar e levar à morte pessoas em condições de saúde desfavoráveis. Não importa qual o desafio: dengue, febre amarela, coronavírus, quem abraçou a missão de defender a vida, não pode cruzar os braços. E a primeira atitude é cuidar para não se tornar um propagador destas doenças. Ou seja, está em causa a coerência do discurso do amor ao Deus da vida e aos irmãos e as atitudes na prática.