12 de jul. de 2017

Bioética na Teologia

São muitos os cursos de bioética na Teologia. É um momento de muito estudo e debate sobre questões da vida. Geralmente há nos cursos de Teologia diversas disciplinas que abordam assuntos relacionadas à Bioética como a questão do meio ambiente no âmbito da doutrina social da Igreja e alguns aspectos do início da vida na moral familiar.
Experiências como o curso de Teologia à distância, a bioética precisa repercutir de forma ainda mais intensa entre as pessoas mais próximas, pois o debate acontece em grande parte ali mesmo. Não perde em conteúdo, pois há vasto material online disponível para estudos e pesquisas. Graças à disponibilização ampla do site do Vaticano www.vatican.va, os documentos e pronunciamentos do Magistério estão todos disponíveis, inclusive os da Academia Pró-Vita! 

Ter muito material ainda não é o suficiente, então, oxalá, saibamos aproveitar todos estes meios, sem precisar depender dos outros para aprimorar o conhecimento. Infelizmente nossa educação é bastante paternalista e a tentativa de responsabilizar terceiros pela própria formação é bastante acentuada. E quando o modelo institucional, das coordenações e professores facilitam o paternalismo, quem sofre é a educação em seu conjunto e o resultado é que não sai da lanterna.
Como é bom trabalhar com turmas e equipes que tem sensibilidade acadêmica e não se cansam em buscar seus próprios meios para o conhecimento. Não há modelo que sirva para todos. Cada vez mais as ciências humanas alertam para a necessidade individualizada e esta não pode ser dada de fora. Cada um, conhecendo-se a si próprio, pode da melhor maneira possível estabelecer seu próprio caminho de aprendizado e crescimento. Países onde esta consciência é alimentada desde os primeiros anos de escola ocupam hoje os primeiros lugar no ranking do ensino e aprendizagem. 
Em disciplinas como a bioética, entender a instituição (com seus recursos didáticos e humanos) como um suporte e facilitador é fundamental, pois o aprendizado mesmo, de modo particular no ensino superior, é mais uma conquista do acadêmico do que um brilhantismo da universidade. Aqui vale o que disse Anselm Grün a respeito das empresas: para um eterno insatisfeito, nenhuma empresa, mesmo se for de ouro, será boa! O que não significa relaxar na qualidade, pelo contrário, mas entender que a qualidade, mesmo que de excelência, não substitui os processos de aprendizado próprios do educando. No Brasil, perdem-se bons educadores e professores pelo fato de não se entender a complexidade da aprendizagem. Seria o bom professor aquele que faz tudo pelo aluno para ele próprio garantir "boa pinta" diante do seus superiores e alcançar excelentes notas na avaliação? Seria aquele que exige mais, o que não significa ser chato, e leva o aluno ao debate ao protagonismo do seu saber? 
O dia em que cada fizer a sua parte, em que a educação for prioridade, teremos um novo upgrade da educação. Disciplinas como bioética contribuem para a reflexão, para a iniciativa, para a apreciação de valores... E isto falta em nosso sistema. Uma pena!

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